25 de fev. de 2012

Cursinho Preparatório Biosfera

Pessoal o Cursinho Preparatório Biosfera (ENEM e PSS) estará abrindo matrícula em caráter promocional para início das turmas no dia 10 de março. As aulas ocorrerão aos sábados das 8h00min - 12h15min retornando às 13h30min - 16h30min. Contará com as seguintes disciplinas:

Física (eu sou o professor!);
Química;
Biologia;
Geografia e Atualidades;
Matemática;
História;
Redação.

O local será nas dependências do Colégio Decisão.
Rua Estela Bezerra da Silva, 152, Mangabeira I. TELEFONE.      (83) 3238-2175

Não percam esta oportunidade!

23 de fev. de 2012

Experimento que desafiou a Teoria da Relatividade pode ter apresentado falhas!!!

Pois é caros leitores, os cientistas que fizeram os experimentos com os neutrino detectaram alguns erros. Veja abaixo a matéria extraída do Site Inovação Tecnológica e veja as possíveis falhas.

Para mais ou para menos

Os cientistas responsáveis pelo experimento que teria detectado neutrinos viajando mais rápido do que a velocidade da luz afirmaram ter encontrado duas falhas no experimento.

O problema é que as duas falhas apontam em sentidos opostos.

Ou seja, se uma das falhas realmente existir, então os neutrinos terão viajado a uma velocidade ainda maior do que a velocidade da luz, e não apenas os 60 nanossegundos relatados nas duas medições realizadas até agora.

Já a outra falha, se for confirmada, apontaria realmente um erro que invalidaria as medições, significando que os neutrinos teriam viajado a uma velocidade abaixo da velocidade da luz.

Efeitos opostos

O CERN, laboratório responsável pelo LHC e participante do experimento dos neutrinos, juntamente com o Laboratório Gran Sasso, na Itália, emitiu uma nota afirmando que os cientistas encontraram as duas falhas, que serão confirmadas com a realização de novas rodadas de medições em Maio.

"A colaboração Opera informou suas agências de financiamento e os laboratórios que a acolhem que identificou dois possíveis efeitos que podem ter uma influência em suas medições do tempo de voo dos neutrinos," afirma a nota.

Para serem confirmados, "os dois efeitos exigirão testes adicionais com um feixe de pulsos curtos. Se confirmado, um poderá aumentar a dimensão do efeito medido, o outro poderá diminuí-lo," complementa a nota do CERN.

O primeiro dos prováveis defeitos está em um oscilador usado para fazer a sincronização do tempo entre os relógios atômicos do CERN e do Laboratório Gran Sasso, um mecanismo inovador no experimento, baseado nos dados de GPS.

Se confirmado, o problema no oscilador teria levado a uma superestimativa do tempo de viagem dos neutrinos.

O segundo defeito pode estar em uma conexão entre uma fibra óptica, que traz o sinal externo do GPS até o relógio do Opera, e a placa eletrônica que recebe o sinal.

Se a conexão estiver mesmo com defeito, ela pode ter subestimado o tempo de voo dos neutrinos, que poderiam então ter viajado ainda mais rápido.

Tempo de voo indefinido

"Qualquer que seja o caso, a anomalia observada no tempo de voo dos neutrinos do CERN até Gran Sasso continua exigindo avaliações adicionais e medições independentes antes que ela possa ser refutada ou confirmada," conclui a nota do CERN.

O anúncio surpreendente de neutrinos viajando mais rápido do que a velocidade da luz foi feito em Setembro do ano passado.

Depois de analisar as inúmeras críticas e sugestões que receberam, os cientistas do projeto Opera aprimoraram o experimento e, em Novembro, afirmaram ter visto neutrinos novamente superando a velocidade da luz.

Mais uma rodada de reavaliações e agora surgiram os dois defeitos - e o mundo da física esperará ansiosamente pelo mês de Maio para saber se a chacoalhada na Teoria da Relatividade é ainda mais forte do que se imaginava, ou se tudo não passou de uma "ilusão de óptica".

Toda essa matéria foi extraída da página do Inovação Tecnológica. Para ler basta clicar Aqui.

Se você também encontrará material semelhante na página do Paraíba.com clicando Aqui.

Ambos os links foram acessados hoje, dia 23 de fevereiro de 2012. Boa leitura!