3 de out. de 2012

Sobre novas listas de Exercícios

Pessoal eu havia prometido novas listas de exercícios para hoje, mas meu site encontra "suspenso". Minha conta WordPress foi suspensa e não me comunicaram o motivo. Então como por aqui eu não posso colocar documentos para vocês baixarem eu vou expor as questões abaixo. São questões referentes ao 2º Ano Médio.


1. (PUCPR) A temperatura normal de funcionamento do motor de um automóvel é 90 °C. Determine essa temperatura em Graus Fahrenheit.
a) 90 °F                  
b) 180 °F               
c) 194 °F              
d) 216 °F                
e) –32 °F

2 - A área de uma placa de ouro a 36 ºC é de 50 cm². Ao resfriá-la para 20 ºC ela sofre uma pequena variação na sua área. Sabendo que o coeficiente de dilatação superficial do ouro é 30x10-5 ºC -1 a redução na área da placa de ouro foi de:
a) 0,36cm²            
b) 0,24cm²             
c) 6,2cm²           
d) 4,3cm²             
e) 0,004cm²

3 - (UFVJM-MG/Adaptada) Observe a figura.

  
Nessa figura, o trilho de aço possui 50 m de comprimento a uma temperatura de 20 °C. Esse trilho é usado para servir de estrutura a uma ponte, numa região onde a temperatura máxima pode chegar aos 42 °C, é fixado, à esquerda da ponte, e pode se expandir livremente à sua direita. O engenheiro sabe que o coeficiente de dilatação do aço é 11 x 10-6 °C-1 e que, devido ao efeito de dilatação, tem que deixar um vão x entre a ponte e a estrada. Com base nessas informações, determine a medida do vão deixado pelo engenheiro expressa em milímetros.
a) 12,1mm              
b) 20mm                
c) 35,6mm           
d) 14,23mm              
e) 2mm

4 - (UFPB/2007) - Um engenheiro testa materiais para serem usados na fabricação da carroceria de um automóvel. Entre outras propriedades, é desejável a utilização de materiais com alto calor específico. Ele verifica que, para aumentar em 3 oC a temperatura de 32g do material A, é necessário fornecer 24 cal de calor a esse material. Para obter mesmo aumento de temperatura em 40g do material B, é preciso 24 cal. Já 50g do material C necessitam 15 cal para sofrer o mesmo acréscimo de temperatura. Os calores específicos dos materiais A, B e C são respectivamente:
a) cA = 0, 25 cal/goC ; cB = 0, 20 cal/goC ; cC = 0, 10 cal/goC
b) cA = 0, 20 cal/goC ; cB = 0, 35 cal/goC ; cC = 0, 15 cal/goC
c) cA = 0, 30 cal/goC ; cB = 0, 10 cal/goC ; cC = 0, 20 cal/goC
d) cA = 0, 35 cal/goC ; cB = 0, 20 cal/goC ; cC = 0, 10 cal/goC
e) cA = 0, 10 cal/goC ; cB = 0, 30 cal/goC ; cC = 0, 25 cal/goC


5 - (Ufpr 2011) O trecho da BR 277 que liga Curitiba a Paranaguá tem sido muito utilizado pelos ciclistas curitibanos para seus treinos. Considere que um ciclista, antes de sair de Curitiba, calibrou os pneus de sua bicicleta com pressão de 30 libras por polegada ao quadrado (lb/pol2), a uma temperatura inicial de 20 ºC. Ao terminar de descer a serra, ele mediu a pressão dos pneus e constatou que ela subiu para 35 libras por polegada ao quadrado. Considerando que não houve variação do volume dos pneus, calcule o valor da temperatura dos pneus dessa bicicleta nesse instante. 


6 - (Uneb-BA) Um gás sofre uma transformação, passando do estado A, em que a energia interna é UA = 2.400 J, para o estado B, em que a energia interna é UB = 600 J. Nessa transformação, o trabalho e o calor, respectivamente, têm módulos:
a) 600 J e 500 J

b) 600 J e 2.400 J 

c) 700 J e 600 J
d) 1.200 J e 1.100 J
e) 1.200 J e 1.300 J 

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