2 de jul. de 2011

Lista de Exercícios de Dinâmica

Pessoal como prometido ai vai a nova Lista de Exercícios. Desta vez sobre dinâmica.

1 – (Ufes) Um carro freia bruscamente e o passageiro bate com a cabeça no vidro do pára-brisa. Três pessoas dão as seguintes explicações sobre o fato:
1ª – O carro foi freado, mas o passageiro continuou em movimento.
2ª – O banco do carro impulsionou a pessoa para frente no instante da freada.
3ª – O passageiro só foi jogado para frente porque a velocidade era alta e o carro freou bruscamente.
Podemos concordar com:
a) apenas a 2ª pessoa.
b) apenas a 1ª pessoa
c) a 1ª e a 3ª pessoa
d) apenas a 2ª pessoa
e) as três pessoas

2 – (Vunesp) A caixa C está em equilíbrio sobre a mesa. Nela atuam as forças peso e normal. Considerando a lei de ação e reação, pode-se afirmar que:
a) a normal é a reação do peso.
b) o peso é a reação da normal.
c) a reação ao peso está na mesa, enquanto a reação normal está na Terra.
d) a reação ao peso está na Terra, enquanto a reação à normal está na mesa.
e) n.d.a.

3 – (PUC-SP) A mola da figura tem constante elástica de 20 N/m e encontra-se deformada em 20 cm sob a ação do corpo A, cujo peso é 5 N. Nessa situação, a balança graduada em newtons marca:
a) 1 N
b) 2 N
c) 3 N
d) 4 N
e) 5 N



4 – (Fuvest-SP) O sistema indicado na figura a seguir, onde as polias são ideais, permanece em repouso graças à força de atrito entre o corpo de 10 kg e a superfície de apoio. Podemos afirmar que o valor da força de atrito é:
a) 20 N
b) 10 N
c) 100 N
d) 60 N
e) 40 N






5 – (UFBA) A figura apresenta um bloco A, de peso igual a 10 N, sobre um plano de inclinação θ em relação à superfície horizontal. A mola ideal se encontra deformada em 20 cm e é ligada ao bloco A através do fio ideal que passa pela roldana sem atrito. Sendo 0,2 o coeficiente de atrito estático entre o bloco A e o plano, sen θ = 0,60, cos θ 0,80, desprezando-se a resistência do ar e considerando-se que o bloco A está na iminência da descida, determine a constante elástica da mola, em N/m. ( No enunciado desta questão não foram dadas as alternativas).


6 – O bloco abaixo está sendo puxado por uma força de 4N e ao mesmo está sendo imprimida uma aceleração de 5m/s². Suponha não haver atrito. Qual a massa do bloco?
a) 0,8 kg         
 b) 3 kg                 
c) 0,75 kg                
d) 2,48 kg         
 e) NDA
  
7 – O sistema constituído por dois blocos abaixo está sendo puxado por uma força de intensidade F no sentido positivo do eixo x. Sendo de 3,68 m/s² a aceleração do bloco B, determine a intensidade da força que puxa os dois blocos.
a) 36,74 N                  
b) 40,48 N                 
c) 20,68 N                    
d) 58,21 N      
e) NDA

8 – (UFPB – 2007) Dois blocos A e B de massas mA = 6kg e mB = 4kg, respectivamente, estão apoiados sobre uma mesa horizontal e movem-se sob a ação de uma força F de módulo 60N, conforme representação na figura abaixo. Considere que o coeficiente de atrito dinâmico entre o corpo A e a mesa é mA=0,2 e que o coeficiente entre o corpo B e a mesa é mB=0,3. Com base nesses dados, o módulo da força exercida pelo bloco A sobre o bloco B é:
a) 26,4N                
b) 28,5N               
c) 32,4N                
d) 39,2N   
e) 48,4N               

19 comentários:

  1. Professor, tentei resolver, mas até agora só consegui as duas primeiras, em calculo de força de atrito não sou boa, para ser sincera nem cheguei a ver esse assunto pelas greves dos professores na epoca que eu estudava, o senhor podia me indicar algum livro que me ajudasse nesse assunto? Agradeço desde já, essa lista está muito boa para treinar para o vestibular.

    ResponderExcluir
  2. Obs: Os livros que tenho aborda esse assunto superficialmente e não te muitos calculos.

    ResponderExcluir
  3. Veja há vários livros que trata sobre Dinâmica. Um que eu gosto muito é o Faces da Física, de Wilson Carron. Também tem o Fundamentos da Física, mas é dificil de encontrar. Mas o bom mesmo é que vc está se interessando em fazer os exercícios. A dica que eu posso te dar é sempre começar com o diagrama de forças: representar todas as forças que estão atuando no sistema através de vetores e observar se estão ao longo do eixo x ou y e usar em seguida a 2ª Lei de Newton para determinar a grandeza desconhecida. Não esquecer de representar as forças Nornal e Peso que dificilmente são mostradas no problemas, mas que sempre estão lá. Abraços e espero que consiga um livro a sua altura!!!

    ResponderExcluir
  4. Obrigada pelas dicas professor, infelizmente não consegui encontrar o livro faces da fisica, mas o rapaz da livraria disse que tinha fundamentos da fisica de Halliday e tem vários volumes, qual volumes me seria indicado? obrigada desde já sua atenção.

    ResponderExcluir
  5. Olhe este livro, o Halliday, é o livro texto do curso de Física na UFPB. Ele é muito bom, mas a liguagem talvez seja um pouco avançada para alunos do Ensino Médio.
    Mas se você quizer adquirí-lo:
    Volume 1: Conteúdos referentes apenas ao PSS 1;
    Volume 2: Conteúdos referentes apenas ao PSS 2;
    Volumes 3 e 4: Conteúdos referentes apenas ao PSS 3. Sendo que o volume 3 tem toda a parte de eletricidade e magnetismo e o volume 4 tem física moderna e ótica.
    Mas lembro que não é muito recomendado, pois algumas questões só podem ser resolvidas com ferramentas do Cálculo Diferencial e Integral que só é visto na universidade.
    Bom mesmo seria você adquirir um volume único, pois você terá o conteúdo das três provas em um único livro.
    Outro bom autor seria o prof. Ramalho (às vezes em conjunto com Nicolau e Toledo).

    ResponderExcluir
  6. Obrigada professor Euzivan, acho que vou comprar o volume 1 de halliday e procurar um livro escrito pelo prof Ramalho. Por que tenho que lembrar muitos assuntos de fisica do meu primeiro ano. Agradeço pelas dicas.

    ResponderExcluir
  7. Professor gostaria de lhe passar as minhas respostas das perguntas que respondi, meu e-mail é andrezaalbuquerque86@hotmail.com, só posso mandar pelo meu e-mail uma vez que não sou aluna do cursinho ou o senhor acha melhor eu esperar para ver a resolução aqui no site?

    ResponderExcluir
  8. Fique a vontade para enviar pro e-mail: euzivan@intensivoufpb.com.br até +.

    ResponderExcluir
  9. Obrigada pela sua avaliação professor, aguardo sua resolução aqui no site. até mais.

    ResponderExcluir
  10. O Gabarito é:
    1 - B
    2 - C
    3 - A
    5 - 80 N/m
    6 - A
    7 - B
    8 - A

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá gente, com a ajuda do amigo abaixo eu vi que realmente houve um equívoco na hora de transcrever o gabarito da questão 5. A resposta certa é 22 N/m. Confiram a resolução postada em 07/2011 no link:

      http://euzivan-fisica.blogspot.com.br/2011/07/resolucao-da-lista-de-dinamica_18.html

      Excluir
  11. Na verdade a 5 é 22N!:

    P.sen q = Fa + F
    P.sen q = N.Ue + kx
    k = [P.sen q -N.Ue] / x
    k = [P.sen q -P.Ue.cos q] / x
    k = [10.0,60 -10.0,2.0,80] / 0,20
    k = 22N/m

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi você está certo. A resolução dessa lista foi postada em 2011. O link da resolução é:

      http://euzivan-fisica.blogspot.com.br/2011/07/resolucao-da-lista-de-dinamica_18.html

      Excluir
  12. O link da resolução é: (copie e cole no navegador)

    http://euzivan-fisica.blogspot.com.br/2011/07/resolucao-da-lista-de-dinamica_18.html

    ResponderExcluir
  13. qual seria a reposta
    O sistema constituído por dois blocos abaixo está sendo puxado por uma força de intensidade F no sentido positivo do eixo x. Sendo de 3,68 m/s² a aceleração do bloco B, determine a intensidade da força que puxa os dois blocos.

    ResponderExcluir