30 de jun. de 2012

2ª Edição do ProUni

Gente a segunda edição do ProUni já começou. Se você fez o ENEM 2011 e obteve a média mínima de 400 pontos você pode se candidatar a uma vaga para uma bolsa Integral ou Parcial.


Veja o Cronograma:

  • Período de inscrições: 28/06 a 02/07 
  • Resultado da 1ª chamada: 05/07 
  • Comprovação de informações - 1ª chamada: 05/07 a 13/07 
  • Resultado da 2ª chamada: 20/07 
  • Comprovação de informações - 2ª chamada: 20/07 a 26/07 
  • Prazo para participar da Lista de Espera: 02/08 a 04/08 
  • Início da convocação dos candidatos em lista de espera pelas Instituições: 07/08 


Veja algumas informações:


  • O que é o ProUni? 

É um programa do Ministério da Educação, criado pelo Governo Federal em 2004, que oferece bolsas de estudo integrais e parciais em instituições de educação superior privadas, em cursos de graduação e sequenciais de formação específica, a estudantes brasileiros, sem diploma de nível superior. 

Podem participar os estudantes egressos do ensino médio da rede pública ou da rede particular na condição de bolsistas integrais da própria escola. 

Para concorrer às bolsas integrais, o candidato deve ter renda familiar, por pessoa, de até um salário mínimo e meio. Para as bolsas parciais (50%), a renda familiar deve ser de até três salários mínimos por pessoa. 


  • Quais os tipos de bolsa oferecidos pelo Prouni? 

Bolsa integral: para estudantes que possuam renda familiar, por pessoa, de até um salário mínimo e meio. 

Bolsa parcial de 50%: para estudantes que possuam renda familiar, por pessoa, de até três salários mínimos. 


  • Qual é a relação entre o Prouni e o Enem? 

Só pode se candidatar ao Prouni 2º/2012 o estudante que tenha participado do Enem de 2011 e alcançado no mínimo 400 pontos na média das cinco notas (ciências da natureza e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; linguagens, códigos e suas tecnologias; matemática e suas tecnologias e redação). O candidato deve, ainda, ter obtido nota superior a zero na redação.Não são consideradas as notas obtidas nos exames anteriores. Os resultados do Enem são usados como critério para a distribuição das bolsas de estudo, isto é, as bolsas são distribuídas conforme as notas obtidas pelos estudantes no Enem. 


  • Basta fazer o Enem para se candidatar a uma bolsa do Prouni? 

Não, além de ter feito o Enem 2011 e obtido a nota mínima de 400 pontos estabelecida pelo MEC, é preciso que o estudante tenha renda familiar, por pessoa, de até três salários mínimos e satisfaça uma das condições abaixo: 

  1. ter cursado o ensino médio completo em escola da rede pública; 
  2. ter cursado o ensino médio completo em escola da rede privada, na condição de bolsista integral da própria escola; 
  3. ter cursado todo o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista integral na escola privada; 
  4. ser pessoa com deficiência; 
  5. ser professor da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica e integrando o quadro de pessoal permanente de instituição pública e concorrer a bolsas exclusivamente nos cursos de licenciatura, normal superior ou pedagogia. Nesses casos não é exigida a comprovação de renda. 


  • Há uma nota mínima para participar do processo seletivo do Prouni? 

Sim, a nota mínima estabelecida pelo MEC para participação do processo seletivo 2/2012 é de 400 (quatrocentos) pontos na média. 

Esta nota é calculada somando-se todas as notas do Enem 2011 (ciências da natureza e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; linguagens, códigos e suas tecnologias; matemática e suas tecnologias e redação) e dividindo por cinco. 


  • O Prouni reserva cotas para afrodescendentes, indígenas e pessoas com deficiência? 


Sim, o Prouni reserva bolsas às pessoas com deficiência e aos autodeclarados indígenas, pardos ou pretos. O percentual de bolsas destinadas aos cotistas é igual àquele de cidadãos pretos, pardos e indígenas, em cada Estado, segundo o último censo do IBGE. Vale lembrar que o candidato cotista também deve se enquadrar nos demais critérios de seleção do Prouni. 


  • Como calcular a renda familiar por pessoa? 

A renda familiar por pessoa é calculada somando-se a renda bruta mensal dos componentes do grupo familiar e dividindo-se pelo número de pessoas que formam este grupo familiar. Se o resultado for até um salário mínimo e meio, o estudante poderá concorrer a uma bolsa integral. Se o resultado for maior que um salário mínimo e meio e menor ou igual a três salários mínimos, o estudante poderá concorrer a uma bolsa parcial de 50%. Entende-se como grupo familiar, além do próprio candidato, o conjunto de pessoas residindo na mesma moradia que o candidato que, cumulativamente, usufruam da renda bruta mensal familiar, e sejam relacionadas ao candidato pelos seguintes graus de parentesco: pai, padrasto, mãe, madrasta, cônjuge, companheiro(a), filho(a), enteado(a), irmão(ã), avô(ó). 


  • Se o candidato não for pré-selecionado na 1ª chamada, ainda tem chance de ser chamado? 

Sim, o processo seletivo do Prouni, referente ao 2º semestre de 2012, terá uma única etapa de inscrição com duas chamadas subsequentes. 

Assim, o candidato que não for pré-selecionado na primeira chamada ainda terá chance de ser pré-selecionado na segunda chamada. Ao final das duas chamadas, o candidato poderá ainda manifestar o interesse em participar da Lista de Espera do Prouni que será utilizada pelas instituições de ensino para convocação dos candidatos para as bolsas ainda não ocupadas. 


  • E se o candidato contemplado com uma bolsa de 50% não puder pagar a outra metade da mensalidade? 

O bolsista parcial de 50% poderá utilizar o FIES - Fundo de Financiamento Estudantil para custear os outros 50% da mensalidade, sem a necessidade de apresentação de fiador na contratação do financiamento. 

Para isso, é necessário que a instituição para a qual o candidato foi selecionado tenha firmado Termo de Adesão ao FIES e ao Fundo de Garantia de Operações de Crédito Educativo - FGEDUC. 

Para saber mais sobre o FIES, consulte o site: http://sisfiesportal.mec.gov.br/ ou ligue 0800.616161. 


Fonte: MEC 

Nenhum comentário:

Postar um comentário